sexta-feira, 19 de abril de 2019

EXPOSIÇÃO E BAZAR "FANIQUITA, A BONITA!", GRUPO COM MAIS DE 1400 MULHERES, SE REÚNE NO CENTRO DE MARICÁ


Assim como em todo o País, o nosso Município não está diferente ou destoando de todo o caos. 

Desempregados, desalentados e abandonados, assim se encontra a população Maricaense! 

Mas as esperanças se renovam, ressurgem como uma Fênix, das cinzas! O poder que o povo brasileiro tem de se recompor, recomeçar, reinventar e de se alegrar com isso, faz com que sejamos um dos povos mais criativos. Alertamos que além de resilientes não podemos ser tão pacíficos com os desmandos, temos voz e poder, podemos fazer a diferença!

As quintas feiras, encontramos um grupo de mulheres, conhecidas como EXPOSIÇÃO E BAZAR FANIQUITA A BONITA!, saídas de um grupo de bazar no Facebook com mais 1.400 mulheres.

Como relatado por uma das administradoras Michelli Capella:
"Quase na sua totalidade, o grupo formado por vendedoras mulheres, desempregadas, donas de casa, mães de família, responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos. Outras, precisam ajudar a complementar a renda familiar.
Temos muitas meninas com problemas emocionais seríssimos...
Nosso grupo não promove somente mesa com alimentos e contas pagas... Nosso grupo promove cura emocional" explica Michelli.

Porém o que mais chama a atenção foi que, embora, juntas há 4 anos, são solidárias entre elas e para com os outros. A exposição dos pertences são feitos dentro das próprias malas, no chão, com roupas nos ombros, oferecidas de R$1,00 até R$ 100,00 reais.


Entre risadas gostosas e a alegria em cada venda feita, ficamos ali, olhando admirando o "poder da mulher", capaz de se desfazer dos seus bens pessoais para levar algo para casa, assim como dar oportunidades a uma outra mulher a ter uma coisa legal para levantar o próprio astral. 

Elas eram como fadas embaixo das árvores, com seus filhos, negociando sem tirar os olhos dos pequenos. 

Empreendedoras de suas vidas, sem apoio, sem suporte, ao relento. Nem vento, sol ou chuva poderiam tirar delas a garra e a vontade de vender! 

Lutadoras que com suas sacolas cheias de Histórias, continuam guerreando contra o desemprego, contra a escassez. Guerreiras sem armaduras, sem um espaço concreto que as pudessem proteger do sol ou da chuva, guerreiras que depois de horas em pé, fechando as suas vendas e malas, vão com os seus ganhos para o mercado, levar para casa o que as motiva a continuar e se despedem com um "Até quinta que vem!!!"

Essa mulheres nem se dão conta de como movimentam a economia da Cidade, enquanto víamos a montagem de várias tendas, para as festividades da cidade, nós torcíamos para que o vento levasse as nuvens e que não deixasse cair uma gota só de chuva. E ficamos pensando: "Por que a SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, não dá a essas empreendedoras o apoio necessário? Um lugar seguro, o direito de receber o cartão Mumbuca? Por que a SECRETARIA DE TRABALHO não oferece a essas mulheres vagas para cursos de empreendedorismo?"

Vamos mudar isso? Hoje nós somos FANIQUITA A BONITA e convidamos todos a conhecerem, esse grande e lindo movimento, que se reúnem todas as quintas-feiras das 15 as 17 h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no centro de Maricá. 

Ah, uma sugestão: não precisam levar muita grana, é tudo muito baratinho mesmo, mas se quiser ajudar à todas, venha com vontade de comprar, de AJUDAR A FAZER O BEM, SEM OLHAR A QUEM!

Baseado em matéria e fotos da professora Erika Passos