sexta-feira, 4 de outubro de 2024

DIA DO PASTEL: TODO DIA É DIA DO PASTEL DO SCOOBY

 



Qual o lanche mais lembrado seja em casa ou na rua, quando a fome aperta?

Quem respondeu o PASTEL, acertou em cheio. O queridinho do Brasil faz aniversário. O Dia Nacional do Pastel é comemorado no dia 4 de outubro. 

A origem do pastel é asiática, e é considerado uma adaptação do rolinho primavera da culinária chinesa e do guioza japonês. No Brasil, o pastel foi inventado na década de 1940 por descendentes de imigrantes japoneses em Santos, São Paulo. 

Pastel é uma iguaria composta por uma massa à base de farinha, geralmente de trigo, que é frita ou assada e contém um recheio doce ou salgado. É um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular em diferentes países.

HISTÓRIA DO PASTEL NO BRASIL

O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, se originou na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos, no estado de São Paulo como uma adaptação dos rolinhos-primavera e dos guiozas da culinária chinesa e da culinária japonesa, que adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes que tinham disponíveis no Brasil, substituindo ingredientes como o saquê por cachaça. 

Segundo relatam algumas versões, os imigrantes japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.

A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Na década de 1960, o costume espalhou-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, no Paraná. 

Posteriormente, na década de 1970, o costume chegou também no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Santa Catarina uma das primeiras pastelarias foi criada em Blumenau.

O pastel de feira é comum em campanhas eleitorais no Brasil. O ato de comer pastel é usado com frequência pelos políticos como forma de se aproximar da população. A ação é alvo de repercussão e memes da Internet, que apelidam o período de campanha eleitoral no Brasil de "temporada do pastel".

O PASTEL EM MARICÁ (RJ)

O mais tradicional pastel em Maricá nasceu pouco anos depois que a RJ 5 (hoje RJ 106), chegou a Maricá, ligando Tribobó a Campos.

Em Inoã, um dos primeiros postos de combustíveis do município foi o 'Posto Aleluia', que se consagrou pelo seu atendimento e pela sua grande e maravilhosa lanchonete que oferecia uma gama de sabores de maravilhosos pastéis com uma massa inigualável. O de palmito e o de siri sempre foram os carros chefes junto com o caldo de cana que virou tradição até os dias de hoje.

No centro de Maricá, com a abertura do 'Ponto Chic' o local ficou logo conhecido como principal ponto de encontro da boemia maricaense e dos deliciosos pastéis vendidos no local, todos os dias e com chopp (aliás, na época, um dos poucos pontos de chopp na cidade).

PASTEL DO SCOOBY

Em 2015, surge um novo conceito em Maricá de fazer e comer pastéis. Alexandre, o Scooby, junto com a esposa D. Josélia, colocam numa pracinha no parque Nanci a primeira kombi (super colorida), do Pastel do Scooby.

À beira da RJ 106 (sentido Ponta Negra) em muito pouco tempo a kombi virou referência para moradores e viajantes e seus deliciosos pastéis (sequinhos) e com grande variedade de salgados e doces e começaram a atrair multidões.

Já contamos nas páginas tanto do CULTURARTE quanto do BARÃO DE INOHAN os segredos do PASTEL DO SCOOBY (reveja acessando https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/07/o-melhor-pastel-da-regiao-qual-o.html), e volta e meia D. Josélia 'inventa' um novo sabor.

Hoje são quatros kombis (uma no Parque Nanci, outra no estacionamento do Supermarket no centro, outra no estacionamento da loja Tubarão em Inoã e outra ao lado da passarela do Caxito) e mais duas agregadas (uma na entrada no Flamengo e outra no Parque Nanci perto da Serraria Cardoso) e uma loja física (essa que você está vendo no decorrer da reportagem), na RJ 106 (em frente ao retorno do km 13 no SPAR), sentido Maricá na descida do Calaboca.

As kombis (exceto a localizada na passarela do Caxito) funcionam de segunda à sábado das 9 às 19 horas, domingos e feriados das 9 às 15 horas, mesmo horário da loja física.

Então, aproveite o Dia do Pastel para saborear um ou mais pastéis do Scooby, ou então, saboreie todos os dias, afinal, um 'pastelzinho' é tudo de bom e TODOS OS DIAS!