quarta-feira, 25 de setembro de 2024

SEGUNDO DIA DO XIII MARICANTO ENCONTRA FOI MAGNÍFICO

Depois do magnífico primeiro dia e da noite de gala proporcionada pelo Grupo Coral e Musical Edelweiss de São Bento do Sul (SC), o Coral Maricanto (organizador do XIII MARICANTO ENCONTRA) reuniu quatro corais na tarde/noite do sábado 21/9, na igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo em Maricá (RJ).

Mas antes das grandes apresentações, o Grupo Coral e Musical Edelweiss de São Bento do Sul (SC), hospedado em duas pousadas em Maricá, foram conhecer as praias e lagoas da cidade, seguindo por volta das 13:30h para o Restaurante Castelo dos Reis (o restaurante oficial do MARICANTO ENCONTRA). Após o almoço, pausa para um breve descanso, pois o segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA estava prestes a começar na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo.

O primeiro grupo a se apresentar foi novamente o Grupo Coral e Musical Edelweiss com quatro peças maravilhosas. A primeira delas DER WASSERMANN op. 91 nº 3 de R. Schuhmann, abriu de modo magnífico o segundo dia do Maricanto Encontra.

A segunda peça da noite foi LET IT BE de John Lenon e Paul McCartney com arranjo de Rainer Mafra. 


A terceira apresentação do Grupo Coral e Musical Edelweiss criado em 1985 pelas mãos da Maestrina Leones Rudnick que rege e coordena o grupo até hoje, foi CORO DAS CIGANAS de La Traviata de G. Verdi.


O grupo Edelweiss encerrou sua participação no segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA com a peça HEAL THE WORLD de Michael Jackson com arranjo de Rainer Mafra.



O segundo coral a se apresentar foi o CORAL ERMANO SOARES DE SÁ, da cidade de Niterói, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha e a presença da viúva do Maestro Ermano de Sá, Sra. Janete Loredo de Sá, abriu suas apresentações com a peça TANTUM ERGO de A. Nepomuceno. 


A segunda peça apresentada pelo Coral Ermano Soares de Sá foi PATER NOSTER de Igor Stravinsky que você confere abaixo:



A terceira peça apresentada pelo coral, foi AY LUNA QUE RELUZES  do Cancionero de Palacio.


O CORAL ERMANO SOARES DE SÁ, da cidade de Niterói, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha e a presença da viúva do Maestro Ermano de Sá, Sra. Janete Loredo de Sá (foto acima), executou PROCISSÃO DA CHUVA de Cacilda Borges Barbosa.



O terceiro coral a se apresentar na noite do sábado 21/9 foi o  MADRIGAL DA ACC (Associação Canto Coral), da cidade do Rio de Janeiro, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha, que abriu sua participação apresentando 
JESU REX ADMIRABILIS de G. P. da Palestrina.


A segunda peça apresentada pelo Madrigal da ACC foi DINDIRINDIN do Cancionero de Palacio.



A terceira peça apresentada pelo Madrigal da ACC foi PASE EL AGOA MA JULIETA DAMA do Cancionero de Palacio.


O MADRIGAL DA ACC (Associação Canto Coral), da cidade do Rio de Janeiro, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha, encerrou sua participação no XIII MARICANTO ENCONTRA executando HOY COMAMOS Y BEBAMOS de Juan del Encina.



O segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA  termina com a apresentação do aniversariante: CORAL MARICANTO (organizador do evento), da cidade de Maricá, com a regência do Maestro Eduardo Lannes, executando VIRA VIROU de Kledyr com arranjo de Zé Pedro e participação especial do Maestro Luiz Carlos Peçanha.




E a segunda peça da noite foi pra lá de especial, reunindo três corais: o Coral Maricanto executou AVE MARIA de T. L. Victória com participações especiais do Maestro Luiz Carlos Peçanha, do Coral Ermano Soares de Sá e do Madrigal da Associação de Canto Coral (ACC).



Mais duas peças foram executadas: TOURDION (publicação de P. Attaignant com autor desconhecido e encerrando LOCUS ISTE de Anton Bruckner.


Ao término das apresentações dos quatro corais, os regentes receberam presentes e o certificado pela participação no XIII MARICANTO ENCONTRA.


O jornalista e produtor Pery Salgado (apoiador do evento desde sua criação) também foi homenageado pelo Maestro Eduardo Lannes e pelo Coral Maricanto.


E logo a seguir, a artesã Pricilla Darmont entregou ao Maestro Eduardo Lannes a obra O REGENTE em homenagem aos 30 anos do CORAL MARICANTO.


A festa de confraternização aconteceu mais uma vez na escola municipal Joana Benedicta Rangel com magnífico buffet da Brazão Tour e Eventos.


E ao final, o tradicional parabéns de Villa Lobos saudando os 30 anos do Coral Maricanto. E no domingo 22 ainda terá mais!


Manuela, supervisora da Brazão Tour e Eventos

Confira todas as fotos do segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA acessando: