sexta-feira, 26 de julho de 2024

RAPHAELLA SANTIAGO É A MUSA AFRO-BRASILEIRA 2024

 


O Dia da Mulher Negra é comemorado no Brasil em 25 de julho e foi instituído pelo governo federal pela Lei nº 12.987/2014 em 2014. A data foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha (dia 31 de julho), criado em julho de 1992 pela ONU - Organização das Nações Unidas. 

O Dia da mulher Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha é comemorado desde a última década do século XX.

SEMANA DA MULHER NEGRA

As comemorações começam em 25 de julho e se estendem até o dia 31 comemorando a semana da mulher negra. Em comemoração, são realizadas audiências públicas, festivais, seminários, conferências e feiras, entre outras atividades, que têm por objetivo reafirmar a identidade, a história e a luta das mulheres negras brasileiras. 

Lembram que o Brasil foi em grande parte construído através, por cima e com sacrifício da mulher negra, que foi ama, babá, escrava, amante e prostituta para gerações de brasileiros, assim como também em vários outros países. A chegada das mulheres africanas marcou a formação social brasileira. 

Na escravidão mulher negra sofreu uma dupla exploração, além der ser escravizada sofrendo da violência inerente a esse sistema ela foi também explorada sexualmente como amante, objeto de estupros e prostituta.

Além disso, essas mulheres trouxeram tradições ancestrais que influenciaram a língua, os costumes, a alimentação, a medicina e a arte, além de introduzirem métodos agrícolas, vários produtos e valores coletivos no Brasil. 

MUSA AFRO-BRASILEIRA 2024

Aproveitando a data, a PR PRODUÇÕES criou em 2021 mais uma homenagem a estas guerreiras, mulheres que se superam, que são grandes exemplos de vida e de vitórias, servindo de exemplo para as demais mulheres da nossa sociedade.

Com isso, a produtora criou o prêmio MUSA AFRO BRASILEIRA e como primeira representante desta nova honraria, concedeu a premiação para a jovem advogada negra,  ADRIANA DA SILVA RODRIGUES MONTEIRO (39). 

Em 2022, a produtora escolheu outra guerreira, uma micro empresária, brecholeira, e estilista de moda. O nome dela é MONICA SAIONARA (42), casada, mãe de quatro filhos e orgulhosa da sua luta e da sua raça. Mônica lembrou da data com uma frase de Martin Luther King: "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."

Ela é a Musa Afro-Brasileira 2022/23. Em 2023, a produtora não realizou o concurso, retornando neste ano.

RAPHAELLA SANTIAGO

E neste ano temos o prazer de confirmar como MUSA AFRO-BRASILEIRA, a sambista, dançarina, influencer, modelo, motorista de aplicativo, bombeira civil, funcionária pública municipal (ufa!!!), RAPHAELLA SANTIAGO (40), mãe de três filhos, solteira e principalmente, UMA MULHER NEGRA GUERREIRA e INDEPENDENTE.

Um grande exemplo de vida, motivação e exemplo para todas as mulheres, de todas as idades e RAÇAS!

Parabéns Raphaella, você nos enche de orgulho!