Os clientes da RioCard vão ganhar um novo cartão que oferecerá muito mais vantagens ao ser utilizado em qualquer meio de transporte público coletivo em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Aceito em ônibus, barcas, trens, metrô, vans legalizadas, BRT e VLT, o cartão RioCard evoluiu para facilitar e melhorar a experiência de passageiros no maior sistema de pagamento eletrônico do país, com mais de 150 milhões de transações registradas por mês. A partir desta segunda-feira, dia 13 de maio, o cartão RioCard será Riocard Mais, com mais informações e serviços disponíveis em um novo aplicativo, em uma nova plataforma de atendimento ao cliente por meio da inteligência artificial e em um clube de vantagens que garantirá descontos em pontos comerciais conveniados.
MAIS PRATICIDADE
O cartão Riocard Mais terá, entre as suas principais novidades, um novo design, mais simples e moderno, que facilita a identificação e a utilização em todos os meios de transporte. Simplificado, o Riocard Mais agora será apresentado em apenas três modelos, de acordo com os tipos de cartão disponíveis para o atendimento aos clientes: Expresso, Vale-Transporte e Empresarial. Cada modelo do novo cartão terá uma cor predominante, com as informações dispostas na vertical, indicando o seu uso em todos os modais e os locais onde é possível recarregá-lo, inclusive com o endereço do mapa de recarga da Riocard Mais (mapa.riocardmais.com.br). Com este serviço, é possível encontrar um ponto de recarga mais perto da sua localização.
Com o novo projeto gráfico, o cartão Riocard Mais busca simplificar sua identificação para o cliente. O cartão do tipo Expresso será predominantemente na cor rosa; o modelo Vale-Transporte (vinculado a uma empresa) terá como cor principal o laranja; e o Empresarial será essencialmente na cor azul. Com esse sistema de cores inovador, todos os cartões poderão ser habilitados com programas tarifários como Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Niterói, entre outros. Para mais informações sobre benefícios tarifários, acesse o site (www.riobilheteunico.com.br).
- Simplificamos a forma como apresentamos os cartões para facilitar o seu uso e o entendimento das regras pela população. Tínhamos 25 faces diferentes para o cartão e reduzimos para apenas três. Desta forma, conseguimos explicar de maneira mais clara a diferença entre o cartão e o benefício tarifário atrelado a ele. Ouvimos os nossos clientes, fizemos pesquisas e percebemos que precisávamos melhorar a sua experiência. Essa é a proposta do Riocard Mais, entregar mais praticidade, tecnologia e benefícios, atendendo aos desejos dos nossos usuários – afirma a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais, Melissa Sartori.
MAIS TECNOLOGIA
O Riocard Mais é uma nova geração de cartões que apresenta uma evolução na sua tecnologia, que garante mais eficiência e segurança. A partir de agora, será mais fácil o controle e a gestão de todas as transações realizadas pelos clientes com o novo aplicativo Riocard Mais – com versões gratuitas disponíveis para celulares com sistemas Android e IOS. O novo aplicativo, que é intuitivo e simples de usar, permite a consulta de saldo ou extratos, recarga de créditos de transporte e a localização de pontos de atendimento em lojas físicas ou de parceiros conveniados.
Outra novidade é o Tomais, atendente virtual desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais. O Tomais tem a proposta de melhorar e facilitar o acesso às informações, de forma clara e objetiva, sobre os produtos e serviços da Riocard Mais, relacionadas às funcionalidades do cartão de transporte, à aquisição de segunda via, aos benefícios tarifários e às gratuidades, aos endereços de lojas físicas e pontos conveniados, por exemplo. O personagem virtual será mais um canal de contato com o cliente, com um atendimento mais rápido e eficaz, e estará disponível no Messenger do Facebook e no site do Riocard Mais.
- Identificamos que 60% das ligações no call center eram pedidos de informação. Apostamos na inteligência artificial para entregar um atendimento mais rápido e direto. Caso o Tomais não possa resolver a dúvida apresentada, o cliente será direcionado aos canais convencionais da Riocard Mais – afirmou Melissa.
MAIS BENEFÍCIOS
Além dos novos recursos tecnológicos, a Riocard Mais vai oferecer mais vantagens aos clientes. São dois tipos de benefícios: o primeiro é a exclusividade da inclusão no cartão de transporte dos programas tarifários como o Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca, por exemplo, que geram economia nas viagens com as integrações realizadas; o segundo é o clube de vantagens com a oferta de descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras. Mais informações no site clubedevantagens.riocardmais.com.br.
- Planejamos uma grande mudança organizacional com a transformação da empresa RioCard em Riocard Mais. Adotamos um novo conceito no atendimento ao nosso cliente, oferecendo um produto mais fácil de utilizar, com serviços associados que melhoraram a sua experiência, como o aplicativo, o atendente virtual e o clube de vantagens – explicou a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais.
COMO SERÁ A TROCA GRATUITA DO RIOCARD MAIS
A troca dos cartões será feita de forma gradativa e obedecerá aos seguintes critérios: tipo de cartão, região de atuação e público-alvo. Nesta primeira fase, de 20 de maio até 31 de outubro, serão substituídos apenas os cartões Expresso de pessoas físicas. Vale lembrar que as trocas, neste período, irão contemplar os 43 municípios, conforme o cronograma divulgado no Mapa Riocard Mais. Para identificar se o seu cartão é Expresso, acesse o site (www.riocardmais.com.br) e confira se estará apto a trocar pelo Riocard Mais.
Até que todas as trocas sejam realizadas, os cartões Expressos antigos funcionarão normalmente. As datas de substituição dos demais cartões serão anunciadas posteriormente.
Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo em um dos postos de troca exclusivos – o início será na Região Metropolitana. No ato, todas as informações do cartão, tais como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação. A troca é gratuita e limitada até cinco cartões por cliente.
Os locais e horário de atendimento para troca podem ser acessados pelo mapa.riocardmais.com.br.
NOVOS CARTÕES
Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estarão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo.
Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocard.com.br; e o Empresarial somente na loja online).
Todas as informações estão no site www.riocardmais.com.br.