Lonas culturais de Itaipuaçu e Barra são entregues à população
|
Lona cultural da Barra no bairro de Divinéa |
Como parte das comemorações pelos 205 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, a Prefeitura entregou à população, na sexta feira (24/05) e no domingo (26/05) as Lonas Culturais Beth Carvalho, em Itaipuaçu, e Marielle Franco, na Barra de Maricá, respectivamente.
Ambos os aparelhos tem como objetivo descentralizar as atividades da Secretaria de Cultura levando para Itaipuaçu e Barra diversas e variadas atrações como espetáculos de música, dança, poesia e teatro, além de estimular a produção cultural das duas regiões.
“Essa lona leva o nome da lutadora popular, da cantora, da sambista Beth Carvalho que agora estará presente conosco, podendo ser sempre a inspiração e a fonte inspiradora da nossa luta social e da nossa vivência do mundo das artes. A Lona Cultural Beth Carvalho para nós é um orgulho e queremos ver essa lona pulsando, sendo um lugar de estada cultural e social. Queremos ter aqui um espaço que represente e que viva cultura”, disse o prefeito Fabiano Horta a respeito da lona de Itaipuaçu.
“Maricá é uma cidade que tem se desenvolvido, que tem avançado e que as pessoas têm procurado para morar. Então aqui vai guardar a natureza histórica da Divineia, mas vai acima de tudo demarcar um território de resistência, simbólico onde nós queremos um território que não seja a dimensão da violência e da milícia”, disse Fabiano. Essa lona está na Praça Odiléa Marins, mas recebeu o nome de Marielle Franco porque queremos aqui a força da juventude se construindo. E, a Marielle representa essa força, a força da negritude presente e do empoderamento feminino”, frisou o prefeito.
“A nossa proposta é e sempre foi descentralizar a cultura no município e a partir de agora, com essas lonas culturais, conseguiremos verdadeiramente trabalhar a formação e a capacitação dos nossos artistas. Cultura movimenta o turismo, movimenta a economia e enfim, a cultura transforma a sociedade”, ressaltou Andrea Cunha, secretária de Cultura.
A população compareceu as inaugurações e aprovou os mais novos points culturais do município. “Esse espaço só vem agregar ao nosso bairro. Eu sempre percebi uma descentralização dos serviços da prefeitura e agora ver esse movimento também na cultura é motivo para comemorar. Se antes eu não conseguia ir ao Centro para ver um espetáculo, agora com essa lona próxima da minha casa eu não vou perder nenhum”, garantiu a administradora de 48 anos, Rosy Avelar, moradora de Itaipuaçu.
Executado pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) as duas estruturas possuem área total de 374 metros quadrados por 8 metros de altura, com uma cobertura feita de material impermeável e antichamas, além de uma estrutura metálica galvanizada. De acordo com a autarquia em breve o bairro de Inoã também terá a sua lona cultural entregue.
A inauguração contou ainda com apresentações musicais e de dança. Estiveram presentes, em ambos os eventos, o vice-prefeito Marcos Ribeiro, o presidente da autarquia Somar Renato Machado, a deputada estadual Rosângela Zeidan, secretários municipais, vereadores da cidade e demais autoridades.
Presidente da Câmara de Maricá enaltece o feito e garante que com as lonas culturais, a Câmara itinerante se tornará realidade
Na sessão da Câmara de Maricá da quarta feira 29 de maio, o presidente da Casa de Leis, Aldair de Linda, não só parabenizou a prefeitura por mais essa conquista do município, descentralizando e democratizando a cultura, como também garantiu e afirmou, que com a entrega da lona cultural no terceiro distrito em Inoã, o sonho da Câmara Itinerante se tornará realidade: "Levaremos para os quatro distritos a Câmara Itinerante, promessa da minha gestão a frente da Câmara de Maricá, descentralizando não só os serviços, mas a proximidade da Câmara, dos Vereadores com o povo, democratizando ainda mais nossos trabalhos. Temos as sessões aqui na Câmara, e iremos para o segundo distrito na lona cultural da Barra, para o terceiro distrito na lona cultural de Inoã que será entregue em breve e para o quarto distrito na lona cultural de Itaipuaçu", confirmou Aldair.
|
Prefeito fala no ato de inauguração da lona da Barra |