segunda-feira, 1 de abril de 2019

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem? Pedidos de isenção vão até dia 10 de abril.

Estudantes de baixa renda e do 3º ano do ensino médio de escolas públicas têm direito à gratuidade da inscrição do Enem.


Muitos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não têm condições de pagar o valor para participar das provas. Por isso, o Inep garante aos estudantes de escolas públicas e de baixa renda a isenção da taxa do Enem. 

O valor da taxa de inscrição do Enem 2019 será de R$ 85. Os pedidos de isenção da taxa deverão ser feitos entre os dias 1 e 10 de abril. Mais de 70% dos participantes devem conseguir o benefício.

Quem pode solicitar isenção no Enem?
A isenção do Enem 2019 pode ser solicitada pelos seguintes participantes:

-> Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas: ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Vale lembrar que não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

-> Participantes que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

-> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. 

-> Participantes do Encceja: quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.e conseguiu a certificação para ensino médio tem direito à isenção.

Como solicitar isenção no Enem
Os pedidos de isenção da taxa do Enem são feitos pela Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial)