Depois de um mês dedicado à prevenção do câncer de mama, campanha se volta agora à saúde do homem
Em todo o Brasil foi dado início à campanha Novembro Azul, para conscientização e prevenção do câncer de próstata, já nesta quinta-feira, 1º de novembro.
A abertura aconteceu em diversas cidades brasileiras em Unidades Básicas de Saúdes, com disponibilização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido, vacina, além das requisições para exames de PSA e colesterol para homens acima de 40 anos de idade.
O Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção. Além de conscientizar a população sobre o câncer de próstata, a campanha também incentiva os homens a fazerem exames regularmente.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de quase 29% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que um homem morre a cada 38 minutos devido a esse tipo de doença no Brasil.