terça-feira, 24 de julho de 2018

MADRE MARIA BERNADETE COMEMORA CENTENÁRIO DE VIDA COM SANTA MISSA E GRANDE FESTA


O dia amanheceu nublado, mas o tom de alegria era grande. Maricá, assim como a cidade de Souza na Paraíba (terra natal de Madre Maria Bernadete) estavam em festa. As cidades comemoravam os 100 anos de vida de Madre Maria Bernadete, fundadora do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho.

No dia anterior, no Convento de Nossa Senhora do Bom Conselho, no centro de Maricá, as festas já haviam começado, e a comunidade religiosa católica, amigos e familiares, já haviam comemorado a inauguração da imagem do Sagrado Coração de Jesus e da placa comemorativa pelos 100 anos de Madre Maria Bernadete.
Mas o grande dia, o dia do aniversário, que por coincidência divina, caiu justamente em um domingo (22 de julho), foi marcado por muita alegria.


Desde às primeiras horas do dia, a igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo começou a ser ricamente ornamentada para a festa. O altar estava mais lindo do que nunca, enfeitado de flores que escreviam o nome de Madre Maria Bernadete.
A partir das 15 horas, amigos, convidados e familiares vindos de São Paulo, Brasília e da Paraíba, lotaram a igreja Matriz, e a partir das 15:30, começaram os festejos religiosos que culminaram com a Missa Solene, celebrada por grandes nomes da comunidade católica fluminense.


A Santa Missa foi presidida por Dom José Francisco - Arcebispo da Arquidiocese de Niterói, com auxílio de Dom Luiz Ricci - Bispo auxiliar de Niterói, Dom Roberto Guimarães, bispo emérito de Campos dos Goytacases e Dom Felipe da Silva,  Abade do Mosteiro São Bento.


Também participaram da Santa Missa os Sacerdotes, Padre Carmine Pascali - Vigário Geral, Padre Ademar Ermelindo Pimenta (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo), Padre Ricardo Dias – Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo), do Monsenhor Hélio Pacheco  da Arquidiocese do Rio, do Padre  Javier da Igreja de Santo Inácio no Rio de Janeiro, do Padre Damião Araujo da Silva e do Padre Marcus Vinicius da Diocese de Friburgo, dos Padres Paulo Hamurabi e Robson Attalan da Arquidiocese do Rio de Janeiro, do Diácono José Carlos da Arquidiocese de Niterói e dos Diáconos Wandeley e Nélio do Amparo da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.


Também participaram Seminaristas da Arquidiocese de Niterói. Várias outras congregações religiosas se fizeram presentes: Irmãs Carmelitas Servas dos Pobres, 
Irmãs Mercedárias, Irmãs Missionárias de Fátima e Irmãs Apóstolas da Palavra.
Familiares da Madre Fundadora, vindos de Cajazeiras, João Pessoa e Sousa na Paraíba, de São Paulo e Brasilia também estiveram presentes, além de amigos e benfeitores do Instituto, como membros da Família Caetano.

Do executivo municipal, apenas o Vereador licenciado Jorge Castor, Secretário Municipal de Assistência Social e sua esposa Laura Castor, estiveram presentes representando o prefeito e a primeira dama Fabiano e Rosana Horta.


Do legislativo municipal, apenas o suplente de vereador, Alberto da Maricaense esteve na solenidade com sua família.

Da imprensa regional, o jornalista Pery Salgado do jornal Barão de Inohan e do Informativo CulturarTEEN esteve presente com sua companheira Monica Brione – Miss Maricá e Miss Brasil Senior, prestigiando e cobrindo o final de semana de festas.


Além de grandes e belos momentos na Santa Missa, o mais marcante foi quando uma freira adentrou na igreja Matriz, trazendo um quadro do Papa Francisco, que homenageava o centenário natalício da Madre Maria Bernadete.

Após a Santa Missa, vários momentos de fotos e cumprimentos. Em ato continuo, um grande coquetel foi servido aos convidados no Convento de Nossa Senhora do Bom Conselho, cercado de muita alegria, confraternização, músicas religiosas e é claro, dos parabéns à nossa querida Madre Maria Bernadete.

Confira todas as fotos da Santa Missa e da festa dos 100 anos de Madre Maria Bernadete, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.453340848468778.1073742140.100013786001206&type=3&uploaded=311