quarta-feira, 20 de agosto de 2025

65 muito bem vividos!

 Nosso editor e diretor, o jornalista Pery Salgado, completou em 20 de agosto, 65 anos, mas como ele mesmo gosta de afirmar, 'com um corpinho de 64!!!'


Carioca da gema, nascido no hospital Samaritano em Botafogo, cresceu e passou toda sua juventude no bairro do Catete, primeira na rua Silveira Martins 40 (brincando nos jardins do Museu da República), depois na tua do Catete 206 e finalmente na Dois de Dezembro 25. Sua avó materna (única avó que conheceu e seu xodó) Othília Antony de Faria, morava pertinho na rua Buarque de Macedo.

Estudou por 13 anos no Colégio Franco Brasileiro (Liceu Francês), onde foi presidente do Grêmio Estudantil de 1974 a 1976.

Ingressou na Universidade Gama Filho em 1977 e formou-se Engenheiro Mecânico em 1981.

Ainda em 1979, começou a trabalhar (ainda como estagiário), na CBV Indústria Mecânica, onde foi o gerente mais novo da história da empresa, com apenas 21 anos. Criou diversas peças e produtos para prospecção e produção de petróleo e participou da produção e montagem da primeira árvore de natal submarina do Brasil, em 1984.

Passou pela Microlab e depois pela Saab-Nife (do grupo Volvo), também exercendo cargos de gerência na linha de produção).

JORNALISMO EM SUA VIDA (sua cachaça)

Mas desde os seus 15 anos, ainda como presidente do Grêmio Estudantil do Franco Brasileiro, começou sua vida no jornalismo, criando e fazendo o JORNAL MURAL, tanto na forma escrita (em um grande painel no pátio coberto da instituição de ensino), como no jornal falado que era apresentado por até 10 minutos durante o recreio para todos os alunos, professores e funcionários, falando do dia a dia da comunidade escolar.

Pelos grandes campeonato esportivos que realizou no Grêmio Estudantil e que foi destaque por dois anos no JORNAL DOS SPORTS (o da capa rosa - o mais importante jornal exclusivamente esportivo da década de 70 e 80 no Rio de Janeiro), estagiou por alguns meses na redação do periódico.

Na CBV Indústria Mecânica, mesmo sendo gerente de vários setores, teve participação fundamental no jornal da empresa, o CBV NOTICÍAS.

Estagiou na rádio Mundial, fez anúncios para algumas agências, gravou assinaturas e chamadas para a rádio Jornal do Brasil e Super Rádio Tupi e foi do time inaugural da rádio Piatã FM de Salvador no início da década de 80.

1981 e Maricá

O ano de 1981 foi emblemático para Pery. Se formou engenheiro e chegou em Maricá no mês de agosto, às vésperas da festa da padroeira, em 14 de agosto.

Assim que chegou, conheceu Clarildo Menezes (DJ, radialista e hoje grande fotógrafo), e na então SOMMARI (Som de Maricá) criaram os programas DANCETERIA (que Pery trouxe da rádio Piatã) que acontecia aos sábados das 20 às 22 horas e que reunia centenas de jovens na praça Orlando de Barros Pimentel que curtiam e dançavam ao som dos hits da época, e depois, criaram o CANTO DE BOTEQUIM que acontecia aos domingos das 10 ao meio dia, tocando MPB e muito chorinho para os frequentadores dos bares da praça (o Ponto Chic e o Della's). Foram tempos inesquecíveis.

Passou pela SFF - Sociedade Fluminense de Fotografia, fez ensaios fotográficos diversos e começou a ajudar o jornalista Mário Hora em matérias, fotos e diagramação do famoso e icônico jornal A HORA.

Passou também pela TRIBUNA DE MARICÁ, EXATO, JORNAL DE MARICÁ e JORNAL DO MUNICÍPIO, até criar em dezembro de 2004, o CULTURARTEEN, o primeiro jornal voltado ao público jovem de Maricá.

Mas antes disso, em 31 dezembro de 1995, nascia a OP Produções, uma parceria com o músico e bancário Oldemar Bandeira para realizarem eventos musicais, sociais e desportivos.

Em janeiro de 2000, criou o GAROTA MARICÁ e dai surgiram uma série de outros concursos de beleza em Maricá, tais como A MAIS BELA ESTUDANTE, BELEZA NEGRA, MUSA DE MARICÁ, MISS MARICÁ LATINA, MISS MARICÁ UNIVERSO, MISS MARICÁ NOVO MUNDO dentre outros.

Em 1999, a OP Produções cria o FESTIVAL DE VOZ E VIOLÃO DE MARICÁ. Em 2002 a OP Produções vira PR PRODUÇÕES e em 2004 o Festival de Voz e Violão de Maricá, recebe a autorização do calendário nacional de festivais do Brasil para ser elevado a FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO, o único festival no estilo de voz e violão do Brasil. Grandes nomes da música já passaram pelo festival, que de 2006 a 2014 foi considerado um dos 15 mais importantes festivais de música do Brasil.

Mas com a crise que chegou ao Brasil em 2015, infelizmente o festival foi perdendo tamanho e espaço, com a evasão de apoiadores e patrocinadores e a falta de vontade dos governos de Maricá em apoiar este grande evento.


Ainda em 2008, cria o jornal Barão de Inohan e o Informativo Bezerra (voltado ao público espírita).

Afirma com veemência que já fez por Maricá muito mais do que muitos vereadores que passaram e ainda estão no legislativo municipal.

Em 2006 recebeu o título de Cidadão Maricaense, dado pela vereadora Dra. Eliane. É o cidadão maricaense com mais Moções de Aplausos e Congratulações na história da cidade, com 19 honrarias pelos serviços prestados em Maricá.

Em 2014, nos concurso de beleza, cria o selo NOVO MUNDO, dando oportunidades para todas as mulheres (plus size, pcds, casadas, divorciadas, mães, tatuadas, com piercing, acima dos 30 anos, ou seja TODAS) serem modelos, musas e misses, e passa realizar os concurso através do processo de seleção, onde a beleza não é mais fundamental e sim, a história de vida, o exemplo que possa ser seguido por outras mulheres.

A atual Miss Brasil Sênior é Fernanda Brasil, concurso que foi paralisado em 2022, porém outros vários concursos temáticos continuam a acontecer, valorizando nossas lindas mulheres.

Em 2022, o CULTURTEEN completando 18 anos passa-se a se chamar CULTURARTE e mantém o sucesso editorial destacando a valorização do ser humano, em especial das mulheres e apoiando a diversidade.

Continua realizando uma série de eventos, apoia com o Barão e o CULTURARTE várias ações e eventos, está como diretor de comunicação da AIM - Associação de Imprensa de Maricá (que ajudou a criar) e também está como diretor de comunicação do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança).

Tem três filhos (Pery com 36 anos, João Paulo com 34 e Wictória com 22), e está casado (um reencontro de outras vidas), com a artista plástica e artesã (de mão cheia) PRICILLA DARMONT que afirma ser 'o amor de suas vidas' mãe da sua enteada Gabriela (que já afirmou ser mais parecida com ele do que seus próprios filhos).

Em novembro de 2020, passou por grave problema de saúde, saindo ostomizado do Conde Modesto Leal, com suspeita de câncer no intestino. Em janeiro de 2021 realizou mais uma cirurgia para a retirada do enorme tumor próxima a bexiga e na base do intestino e depois uma toracotomia para raspagem do pulmão esquerdo, ficando 20 dias na UTI e 30 internado no Darcy Vargas, mas se recuperou e mesmo ostomizado e convivendo com uma hérnia gigante (que afirma ter adquirido por burrice própria) segue sua vida e sua luta.

"65 muito bem vividos e agradeço a Deus por tudo que sou, por tudo que tenho, pelas perdas, pelas vitórias e conquistas. 

65, mas com corpinho de 64" conclui o jornalista.