segunda-feira, 28 de outubro de 2024

OS 130 ANOS DA PRIMEIRA GARRAFA DE COCA COLA E A COCA AZUL

COCA COLA TINHA COCAÍNA SIM!!!


 Esta é a primeira garrafa de Coca-Cola vendida em 1894. Nessa época, continha uma quantidade estimada de 5 a 9 miligramas de cocaína por copo. Para comparar, uma dose típica ou 'linha' de cocaína hoje é de 50 a 75 mg. 

É importante esclarecer que a Coca-Cola não foi engarrafada antes de 1894, pois a bebida foi inventada em 1886 por John Stith Pemberton e originalmente vendida apenas em fontes de refrigerante. 

O engarrafamento comercial da Coca-Cola só começou em 1899. Em 1903, as folhas de cocaína contendo cocaína foram eliminadas da fórmula e substituídas por folhas descocainizadas, embora a completa eliminação da cocaína da fórmula só tenha sido alcançada em 1929, quando o processo foi aperfeiçoado para remover qualquer vestígio desse alcalóide.

Coca-Cola azul existe? Conheça a única cidade do Brasil onde ela muda de cor

A rivalidade entre Caprichoso e Garantido, do Festival de Parintins, é tão intensa que vai para além do Bumbódromo, a arena onde ocorre o evento. "Perrechés" (os torcdedores do boi vermelho) e "Da Francesa" (como é chamada "a galera" do boi azul) dividem a cidade em dois tons. Esta divisão também influencia as marcas que participam e patrocinam o evento, personalizando a cor de produtos e faixadas devido o evento folclórico no estado do Amazonas.

Coca-Cola, Brahma, Azul (companhia de aviação), Lojas Americanas e até o Bradesco, por exemplo (foto montagem abaixo), são algumas das marcas que usam o vermelho e aderem também ao azul em homenagem ao festival. O contrário também ocorre. A seguir, veja algumas marcas que mudaram, mesmo que temporariamente, suas cores e atraíram as torcidas dos bois e os espectadores do festival no município de Parintins, inclusive a Coca-Cola que, acredite, já foi azul na cidade do interior do Amazonas.

Coca-Cola azul?

Conhecida mundialmente pelo tom vermelho padrão em suas embalagens e propagandas, a Coca-Cola já "vestiu" o azul em razão ao Festival de Parintins. Patrocinadora do evento folclórico há décadas, a empresa decidiu criar, desde 2007, uma versão azul devido à resistência do público do Caprichoso - boi branco, preto e azul - do festival, que estavam consumindo a rival Pepsi, que coincidentemente tinha latas azuis.

No Bumbódromo, há ainda um grande totem da Coca na cor azul e um bandeirão azul, com o nome da marca, é entregue à galera (como é chamada a torcida) do Caprichoso para ser levantado durante os 3 dias de festival.