segunda-feira, 4 de março de 2024

É TEMPO DE VIRADA NA OBESIDADE


Em 04 de março, acontece o Dia Mundial da Obesidade. Não, não é uma data como a maioria das outras para ser comemorada, e sim, para ser lembrada e nunca ESQUECIDA. Quantas pessoas estão obesas por descuido, por má alimentação, por ociosidade, mas quantas estão devido a depressão, ansiedade ou por outro gatilho se foi estartado por algum problema que a pessoa tenha ou esteja passando, e acaba virando um série e grave problema de saúde?

Pode também ser um problema genético. Bom, não é hora de discutir ou julgar quando e por que iniciou, mas é o momento da VIRADA NA OBESIDADE, se cuidando, se tratando e entendendo que em muitos casos é DOENÇA SIM e merece todo o cuidado e RESPEITO, tanto que a OMS - Organização Mundial da Saúde já considera que a obesidade mórbida como uma DEFICIÊNCIA FÍSICA.

Abaixo, um desabafo de uma jovem que já chegou a pesar 180 quilos e hoje, com seus 102 quilos se considera vitoriosa, mas entende que a busca pela qualidade de vida é constante, embora seja dura e às vezes sacrificante e em MUITOS CASOS, só se resolve com tratamentos, medicamentos e cirurgias bariátricas.

 "Eu tenho feito tudo certo.
Quantas vezes tive que suportar a dor, o desânimo. 
Quis desistir! Porra você precisa abrir mão de inúmeras coisas, e às vezes cansa.
Criei uma meta e venho cumprindo ela, e o resultado está vindo.
Ainda sinto preguiça, às vezes quero comer uma porrada de besteira, chutar literalmente o pau da barraca, mas eu lembro do progresso e logo entro no foco.
Sempre foi pela saúde e agora é pelo corpo também!"

OBESIDADE NO MUNDO

As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

Pessoas com obesidade são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos – incluindo médicos, formuladores de políticas e outros – não entendem completamente a obesidade, que, como todas as doenças crônicas, tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

O Dia Mundial da Obesidade (04 de março) incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade. Há muito a fazer, incluindo restringir a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças; tributar bebidas açucaradas e proporcionar melhor acesso a alimentos saudáveis; abrir espaço para caminhadas, ciclismo e recreação seguros nas cidades; ensinar às crianças hábitos saudáveis ​​desde a infância.

Em Maricá, o MOM - Movimento Obesos Maricá, realizou uma roda de conversas com profissionais de várias áreas, dando informações, dicas e testemunhos dos seus problemas.