sábado, 20 de abril de 2019

EDUARDO PASSOS COMPLETA 14 ANOS: ELE VENCEU O CÂNCER E PRECISA DE SUA AJUDA PARA AJUDAR QUEM AINDA TEM ESTA TERRÍVEL DOENÇA

DUDU COMPLETA 14 ANOS, CURADO E QUER DE PRESENTE BATONS E MAQUIAGENS.


Uma linda história de vida e superação, e principalmente, de ALTRUISMO. Eduardo Passos fará 14 anos em 22 de abril próximo e quer de presente (e que todos o ajudem), batons e maquiagens. Mas por que um jovem (hetero) que receber de presente batons e maquiagens em seu aniversário?
Quem vai contar essa linda história de vida e superação, é sua mãe, a professora Erika Passos.

“Eduardo Francisco Silveira Passos nasceu em 22/04/2005,  em uma pequena cidade do norte do Paraná, Cambé, um menino lindo, cheio de vida! Teve um início de infância normal e saudável. Todos os anos tirávamos nossas férias aqui no RJ, já que nossa família é daqui. 

Em dezembro de 2010, em uma dessas férias, chegamos ao Rio para as comemorações de Natal, réveillon e uma esticadinha para o carnaval. Mas o que seria mais uma férias, tornou-se o ano mais desesperador das nossas vidas! Já no final das férias, no início do carnaval o Dudu, assim que o chamamos, perdeu o avô materno. O Vovô Edison nos deixou em pleno sábado de carnaval, 05/03/2011. 

A partir desta data, toda a nossa vida modifica, começando pelo nosso retorno para casa, pois logo após o falecimento do vovô, o Dudu começou a ficar doente, o que adiava mais e mais a nossa volta para casa. Em meados de junho, sem saber ainda o que tinha, o Dudu parou de andar e se queixava de fortes dores nos ossos. Vários médicos (18 pediatras e especialistas no total) e vários diagnósticos, porém nenhum deles nos fazia sentido. Minha intuição dizia ser algo muito mais grave! 

Até que em agosto de 2011, um médico daqui de Maricá (muito questionado por muitos), hoje falecido,  o Dr. Francisco, nos chamou em um canto e disse: - Tirem ele de Maricá, aqui vocês não vão descobrir o que ele tem e garanto que é muito grave! (A ele devemos o nosso muito obrigado!).

Com esse conselho batendo nas nossas cabeças partimos para a Ilha do Governador, atrás de uma médica hematológica, que pudesse revira-lo. No dia 30/08/11 recebemos alta desse hospital sem um diagnóstico e com o seguinte conselho: - Vão para casa e espere mais um tempo, pois hoje ele não tem nada que possamos fechar um diagnóstico certo! 

Nosso filho estava morrendo e ninguém descobria, ele já não andava, os bracinhos já estavam paralisando, não tinha forças nem para comer. Só nos restou orar e orar muito! 
Eu já não dormia mais, só pedia a Deus que me desse a oportunidade de tratar meu filho, fosse a doença que fosse, eu queria ter a chance de tratar.


No domingo no início de setembro de 2011, levantamos cedo e decidimos levá-lo ao Hospital Universitário do Fundão, estava chovendo muito e a emergência encontrava-se fechada, mas resolvemos arriscar, batemos na porta e um médico nos atendeu, mesmo dizendo que não estavam atendendo, ele nos foi muito atencioso, olhando todos os exames que trouxemos ele identificou uma médica que atendia no Fundão, e pediu que retornássemos na quarta feira seguinte, pois a Dra. Marise Lessa estaria atendendo na sala 13. Ele pediu que quando chegássemos, subíssemos direto, afinal não tínhamos encaminhamento. E foi o que fizemos.

Na quarta-feira (14/09) estávamos lá, e quando batemos na sala 13 a Dra. Marise aparece no final do corredor e grita: - MEU DEUS!!! Eu estou atrás de vocês... Já foi pegando os exames das nossas mãos e levando para dentro da sala... Em 20 minutos ela volta com os olhos marejados e nos diz que não poderíamos mais ir embora, o Dudu estava sendo internado naquele momento e que o estado dele era grave! 

No dia  15/9, ele foi diagnosticado com a LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA, a forma mais grave, porém a mais comum em crianças até os 7 anos. A doença estava em 67% do corpo dele. E foi neste dia que Deus nos deu a chance de tratar o nosso filho. Nas mãos dos melhores médicos do Rio de Janeiro,  o Dudu começou seu tratamento de câncer no hospital IPPMG no Fundão.
Fomos enterrados de cabeça para baixo. Embora soubéssemos de que se tratava de algo muito sério, o diagnóstico de câncer em uma criança de 6 anos é dolorido... não vemos notícias de vitórias, só se vende livros e filmes tristes e achávamos que faríamos parte desta tão dolorosa estatística. Mas cabeça erguida e fomos nós! 


O nosso primeiro entrave foi a primeira transfusão de sangue, medo e falta de informação, nos fez questionar o procedimento, mas sem ele não poderíamos começar o tratamento. Autorizada a transfusão, mergulhamos em um mundo que mudaria as nossas vidas para sempre! Foram 11 transfusões, 17 bolsas sendo elas de plaquetas e hemácias e a correria para conseguir muitos doadores, afinal o Dudu não estava sozinho nesta luta, centenas de outras crianças também lutavam pelas suas vidas!

No dia 28 de setembro, estávamos de alta do hospital, mas para onde nós iríamos? Estávamos de férias e agora eu tinha um filho com leucemia, uma filha pela casa dos outros... O que faríamos? Maricá não tinha suporte e nem hospital que nos garantisse um atendimento de emergência.  
A assistência social do hospital nos encaminhou para uma casa de apoio a crianças com câncer ( Casa Ronald Mcdonalds). De início fiquei temerosa, a casa de apoio só aceita a mãe e a criança em tratamento, o que eu faria com o meu esposo e a minha filha? Mas não pude negar a ajuda, e morei por 8 meses nesta casa, onde meu filho recebeu um tratamento digno, foi a escola, fez terapias, brincou e lá eu fui tratada também, fortalecida. Mas essa é uma outra grande história!


O protocolo para tratar a doença se divide em três etapas: indução, remissão e consolidação. Dependendo do tipo de leucemia o protocolo chega a mais de 50 aplicações de quimioterápico intravenosos e mais uns dois tipos orais, fora antibióticos e intercorrências no meio do caminho. No protocolo de indução e remissão uma quimioterapia é muito importante, porém, sua toxicidade é enorme, e precisa de monitoramento em sua infusão.

Dudu precisaria tomar de 10 a 16, porém na 5° aplicação o Dudu fez um processo alérgico e teve uma parada respiratória... foram os piores momentos das nossas vidas, ver nosso filho sufocando na nossa frente e impotentes, só nos restava confiar nos médicos e pedir clemência a Deus! 

No dia 06 de março de 2012, nós vimos a vida do nosso filho escapar entre os nossos dedos. Como pode sermos tão fortes e ao mesmo tempo tão frágeis? Mas acreditem, nós saímos no mesmo dia do hospital, com o Dudu andando e sem sequelas! A Dra. Adriana foi rápida e muito humana naquele momento conosco. Mais uma vez a nossa vida foi modificada e o medo foi substituído pela gratidão e pela esperança. 

Gratidão
Neste mesmo mês, o Dudu me fez um pedido surpreendente: -  Mãe, eu posso pedir um presente de aniversário? Eu gostaria de ganhar vários DVDs e doar para a CASA RONALD. 

Fizemos publicações em redes sociais e achávamos que estas publicações alcançariam somente os familiares, mas não! Recebemos mais de 500 títulos originais e mais de 100 piratas. Essa foi a comemoração dos 7 anos do Eduardo. Quando ele fez a entrega, ele me disse que estava sentindo uma coisa tão boa, mais tão boa que ele queria sentir toda hora... pedi para ele me explicar, mas com 7 anos, seu vocabulário era bem limitado, ele simplesmente disse : -  PAZ! 

No mesmo ano em outubro, ele pediu para trocar o presente do dia das crianças dele, por uma festa no HEMORIO, com doação de brinquedos e sangue... 

Nesse evento não consegui contabilizar as bolsas e nem os brinquedos, pois ele não parava! Tivemos a visita dos artistas da Malhação, doadores de sangue fantasiados de super heróis, ônibus chegando lotados de doadores com presentes... simplesmente deixei por conta do HEMORIO e curti o momento com ele... afinal, não estávamos ali para contabilizar nada, só para ajudar! Ganhamos do HEMORIO uma linda homenagem em um vídeo que você pode conferir acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=-FnZxMtzUUg .

O Dudu diz que esse foi o presente mais legal que ele recebeu até hoje! 


Então, eu, o pai (Marcio), a irmã (Ana Helena) e o Dudu, nos comprometemos como família que sempre estaríamos disponível para ajudar as pessoas. E criamos o projeto do aniversário solidário do Eduardo, que sempre atende ao pedido dele e não negamos mas sempre nos surpreendemos com os pedidos.

Depois desse evento do dia das crianças no Hemorio, fizemos mais 2. Em 2013, o aniversário dele de 8 anos também foi no HEMORIO, o pedido foi sangue e para quem não pudesse doar, que levasse fraldas ou leite em pó. 

Em 2014 e 2015, ele pediu festas para ele, pela primeira vez e é claro, não pudemos negar, mas em 2016 ele retornou com suas demonstrações de generosidade e pediu que os presentes dele fossem revertidos em livros para a classe hospitalar do IPPMG no FUNDÃO, o hospital onde ele se tratou. 
A ideia do aniversário com as maquiagens surgiu em 2017, logo apos a abertura do diagnóstico do câncer de mama da minha mãe, Sonia Borges Barros, a Voinha como Dudu a chama. Como ela estava muito fragilizada, ele disse que ia esperar ela ficar curada igual a ele para fazer a grande festa. O tratamento dela acabou em novembro de 2018... e então ressurgiu a campanha da maquiagem.
A ideia não é transformar a campanha em algo midiático, mas resolvi pedir ajuda novamente na internet, para que essas mulheres se sintam, de certa forma, vista! Pois a minha mãe sempre se queixava que as propagandas só a faziam ter mais vergonha de estar careca, sem sobrancelhas... as unhas ficam pretas por conta  das quimios, elas não podem cutilar, então fazem o que podem para se manterem o mais apresentável possível. 


Mas não a via com plena felicidade. É uma doença devastadora. Ela ganhou muitas perucas, mas nenhuma deixava ela realmente feliz. Então eu comecei a perceber que a vaidade na mulher pesa mais do que a própria doença e o tratamento”. 

Neste momento, Eduardo pensou: “- Se eu levar uns batons com dizeres do tipo: Às vezes tudo que a maquiagem precisa para ficar perfeita é de um sorriso feliz! ou A melhor maquiagem é o sorriso no rosto! ou até Você é linda e forte! ? E junto com os batons, um abraço de todos que colaboraram... tenho certeza que elas iriam adorar e eu com certeza me sentiria parte desse processo de cura, assim como eu tive vários que fizeram parte do meu processo de cura. Uma troca de energias positivas, de esperança e fé de que tudo irá dar certo para elas também.

E continua Dudu: - O quê Vocês acham da ideia? Me ajudariam em mais esse pedido? Não precisa ser coisas caras, mas temos que ter a atenção em não ser um produto que possa causar mais mal as nossas Guerreiras!

Eu estou tão empolgado e confesso com um pouco de vergonha, mas vai ser muito legal levar um pouco mais de cor para todas elas! E mostrar também que a voinha ficou curada e eu também, a esperança vai ser a embalagem dos nossos presentes.

Para quem ainda não sabe, meu aniversário é no dia 22 de abril, e eu queria levar os presentes antes do dia das mães 12/05 ( para não confundir com a data do dia das mães).


A minha mãe Erika Passos autorizou a divulgação do nosso endereço caso alguém queira mandar pelos correios, aos que moram perto podemos buscar. Muitos amigos moram em outros estados e cidades, se puderem podem juntar e mandar num único pacote, que vai deixar mais barato o frete.
Nosso endereço é Rua Dr. Antonio Vieira Filho, 259 lote 14 quadra 148 - Boqueirão - Maricá - RJ CEP 24.901-775. Aqui em Maricá você pode deixar na academia Yes, na avenida Roberto Silveira 1441 - no bairro do Flamengo e também na Ótica Studio dos Olhos na avenida Nossa Senhora do Amparo 158 loja 1 (perto da Câmara de Vereadores). Outro endereço  - Espaço D’Ellas C & V na Rua Abreu Sodré, 21 sala 114 - Centro de Maricá, em cima da Peixaria. Meu nome? Eduardo F.S. Passos. Outros endereços poderão ser acrescentados, basta acompanhar no CULTURARTEEN on line (prcult.blogspot.com) ou nos grupos do facebook CULTURARTEEN e BARÃO DE INOHAN. Conto com vocês!”

O Eduardo quer levar essa mensagem, de que todos nós estamos aqui, com elas e por elas!!! E que a beleza está no sorriso!

Nós do CulturarTEEN, Barão de Inohan, PR Produções e demais parceiros, abraçamos integralmente essa belíssima iniciativa e torcemos para o pleno êxito de mais esta campanha do querido e vitorioso Dudu.


Agradecimentos a:
Mayara Diniz (que enviou o presente da Grécia)
Camila Coelho e clientes (Londrina - Pr)
A Voinha Sonia Barros e amigos (Cambé - Pr)
Cleide Azevedo (Voluntária da Casa Ronald)
Grupo Exposição e Bazar Faniquitas e Bonitas (Maricá)
Anna Carolina Dutra e Família ( Maricá)
Bia Monteiro (salão Espaço D'ellas Maricá)
Ateliê Silvia Magalhães ( Bauru - @atelie.silviamag no Instagram)
A empresa Dailus (Júlia Vila - gerente de relações públicas e o Sylvio Cibeira - assistente de marketing. -  @dailus  - no Instagram)
Edna Motta (Niterói)
Jornal A TRIBUNA
PR PRODUÇÕES (Informativo CulturarTEEN e Jornal Barão de Inohan)