Mais uma edição do projeto
CONHECENDO A VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO
Na tarde da quinta feira 27 de setembro, alunos e coordenadores do projeto MAROLA (desenvolvido em Itaipuaçu), fizeram uma visita às instalações da Viação Nossa Senhora do Amparo.
Foram recebidos pela gerência da empresa e conduzidos ao auditório para uma apresentação de vídeo institucional da empresa e posterior palestra do projeto PROET da Policia Rodoviária Estadual.
Após a apresentação do vídeo mostrando como funciona e o que é a Viação Nossa Senhora do Amparo, muitos aplausos e comentários do que a empresa é “coisa de primeiro mundo”.
A seguir, aconteceu a palestra da ESCOLINHA DE TRÂNSITO, ministrada pelos Cabos Wallace e Nubya do BPRV, que após várias dicas e orientações, entregaram brindes aos participantes do encontro.
A visita continuou com os alunos do projeto Marola indo conhecer a parte administrativa da Viação Nossa Senhora do Amparo, onde todo o setor de tráfego é controlado e indo a seguir para o setor de manutenção, onde acompanharam de perto a montagem de pneus dos ônibus, o setor de motores e a capotaria, onde os bancos dos ônibus são consertados. Foi visto que a má utilização por determinados usuários que vandalizam os ônibus, rasgando e pichando os bancos, deixam os ônibus parados por pelo menos um dia para essa manutenção, o que pode trazer prejuízos aos usuários.
A seguir, já no ônibus que os conduziu de volta à Itaipuaçu, passaram por outra garagem da empresa, e viram o abastecimento e lavagem dos veículos e passaram pelo lava jato dos ônibus. Em ato continuo, receberam lanches e brindes (uma belíssima mochila personalizada) oferecidos pela Viação Nossa Senhora do Amparo.
Os coordenadores (Santiago e Patricia Prata) e os alunos ficaram encantados com a visita, fizeram homenagens à empresa e aos seus dirigentes entregando desenhos dos alunos e até uma miniatura de um ônibus feita em papelão, além de certificados de reconhecimento pelo grande apoio que a Viação Nossa Senhora dá ao projeto, que acontece durante o ano todo em Itaipuaçu, sempre nos finais de semana.
Segundo Santiago (bombeiro militar e idealizador do projeto), hoje o projeto conta com 180 alunos mas no verão, esse número ultrapassa mais de 300.
Conheça um pouco do projeto Marola:
O Projeto Marola é uma iniciativa popular idealizado pelo Sr. Santiago Prata guarda-vidas sargento do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro junto com a sua esposa Patricia Prata e tem como objetivo estabelecer politicas que possam ajudar a diminuir o alto índice de vulnerabilidade social, promover a inclusão social de crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais e a diminuir o número de mortes por afogamentos. O projeto também estimula o voluntariado e usa o esporte e a educação como ferramentas de inclusão.
No projeto, existe uma equipe multidisciplinar, todos voluntários, profissionais liberais como, professores de educação física, assistente social, pedagogo, psicólogos, guarda vidas, policiais, bombeiros militares, enfim, uma verdadeira força tarefa.
Em 2017, recebendo grande apoio de pais e comerciantes da região de Itaipuaçu em Maricá, o Projeto Marola foi a cidade de Valparaiso no Chile, representando Maricá e o Brasil, no 1º Congresso Internacional Sul-americano e Caribenho de Prevenção e Salvamento Aquático.
Tio Santiago (como é carinhosamente conhecido), montou um estande do Brasil e apresentou o projeto. Os 26 palestrantes do encontro, citaram o Projeto Marola como referência e que tal projeto deveria ser uma tendência mundial pois somente através da educação, do esporte e do voluntariado, poderemos conquistar nossos objetivos.
Ainda no mês de setembro deste ano (2018), Santiago Prata esteve na segunda edição do congresso, desta vez na Argentina, sendo que desta vez ele foi convidado para palestrar sobre o Projeto Marola, e representou toda a comunidade e amigos do projeto Marola e o Brasil com grande êxito.
O projeto Marola acontece todos os finais de semana, na praia de Itaipuaçu, na altura do Recanto, na parte da manhã.
Confira as fotos da visita, acessando: