A recarga do Bilhete Único Universitário voltou a ser discutida durante a sessão. O vereador Filippe Poubel (PSL) pediu agilidade no processo de recarga. Esteve presente na sessão a Frente Universitária de Maricá
“Vim semana passada relatar a situação dos universitários dessa cidade. Já são três meses sem recarga. Os alunos estão desestimulados, ficam ociosos e não têm dinheiro para a passagem. Vou falar disso toda sessão”.
Em resposta o líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB) explicou que o contrato com a Fetranspor está sendo renovado. “Nos governos passados do ex-prefeito, Ricardo Queiroz, havia dois ônibus velhos que faziam esse transporte. Era apadrinhamento político. Hoje mais de três mil jovens vão à universidade. Está sendo dada celeridade no contrato, pois houve um problema na Fetranspor”.
O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT) garantiu que a Prefeitura de Maricá está buscando a solução mais rápida para o problema. Estamos solidários com o problema dos universitários. Estamos passando por um problema sério demais com o Governo do Estado. Eles que estão atrapalhando esse processo”.
Felipe Auni (PSD) explicou que está sendo cobrada agilidade também do Estado para que a recarga seja feita. O vereador Ricardinho Netuno explicou que já ingressou com denúncia junto ao Ministério Público para apurar a falta de recarga.
Em nota, a Fetranspor informou que a recarga depende unica e exclusivamente da agilidade da prefeitura de Maricá.:
A RioCard está à disposição da Prefeitura de Maricá para aquisição de créditos de transporte para utilização pelos estudantes universitários do município. É importante esclarecer que o modelo adotado pela Prefeitura para atender aos alunos do ensino superior é o cartão Expresso, que pode ser recarregado diretamente pelo poder público a qualquer momento.
Igor Lamy, assessor da RioCard.