sexta-feira, 30 de novembro de 2018

ABERTA A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, MULHER UM CLICK DE LIBERDADE


A noite da quinta feira (29/11) foi marcada pela abertura da exposição "Mulher: Um Click de Liberdade" na Salart anexo do Teatro Municipal Mário Lago localizado na prefeitura municipal de Saquarema. A exposição ficará até quinta-feira 06 de dezembro sempre das 9 às 17 horas, indo posteriormente para o CEDIM (Conselho Estadual do Direito das Mulheres), no centro do Rio de Janeiro, além de outras localidades, através da PR Produções.


Produzido pela jornalista e fotografa Michele Maria da Rec Plus Produções de Modelos e Eventos, que realiza um trabalho jornalístico, fotográfico, audiovisual, além de fazer assessoria de modelos e eventos, a exposição reúne nesta segunda edição, 14 modelos de 5 a 88 anos e de diversas profissões (algumas ainda estudantes).


Agradecimentos aos parceiros que estão sempre nos eventos da Rec Plus: Instituto Jodoma, Alex Adesivos, Casa e Granito e Ebenezer Materiais de Construção. Agradecimentos a sub-secretaria de cultura de Saquarema, a PR PRODUÇÕES, ao Informativo CulturarTEEN, aos jornais Barão de Inohan, O Saquá e A Tribuna.

Após a abertura da exposição fotográfica, modelos da Rec Plus desfilaram para os presentes. Participaram também do desfile mamães de algumas modelos, a modelo maricaense Ana Carolina Hora e Monica Brione (Miss Brasil Senior) que também participa da exposição fotográfica.


Finalizando a cerimônia, aconteceu a entrega dos certificados de A MAIS BELA COMERCIÁRIA de Rio Bonito e de Saquarema, para as modelos Raquel Andrade (23) e Natiele Santos (31), respectivamente.
Elas foram selecionadas pela PR PRODUÇÕES e estarão por um ano representando a beleza e o bom atendimento de excelentes comerciárias em suas cidades.



Participantes da exposição MULHER, UM CLICK DE LIBERDADE:
Michele Maria (produtora, fotografa e modelo)
Rakel Andrade, Giovana Calheiros, Mônica Nunes, Rachel Nunes, Mônica Brione, Laysar, Ana Carolina Hora, Luma Blum, Lauanne,  Jojô Santos, Eloáh Abreu, Iasmim Ourives e Giovana Mendonça.

Confira as fotos do evento acessando:



quinta-feira, 29 de novembro de 2018

NATIELE SANTOS É A MAIS BELA COMERCIÁRIA DE SAQUAREMA


A PR Produções continua na busca de belas jovens profissionais de vários municípios para a escolha da MAIS BELA COMERCIÁRIA.
Paula Duarte foi a primeira escolhida em 2018, representando o município de Tanguá. Em seguida, Raquel Andrade foi escolhida a representante de Rio Bonito.
A produtora está também no processo de seleção nos municípios de Saquarema, Araruama, Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí e Maricá.


Saquarema foi o terceiro município onde a seleção foi definida e mais uma bela jovem foi escolhida.
Ela é Natiele Pereira dos Santos (31), nascida em Rio Bonito mas que se mudou com a família para Saquarema quando ela tinha apenas 3 aninhos.
Mamãe da Lavínia de 12 anos, é motorista habilitada nas categorias A e B, tem ensino médio completo e atualmente está cursando Letras na Estácio.
Sempre trabalhou com o público e seu primeiro emprego foi sa Serralheira Vignoli quando tinha 18 anos, logo após completar o ensino médio quando começou sua vida profissional como secretária na serralheria.

Após foi ser recenseadora do IBGE, aprovada em concurso público.
Trabalhou  em alguns contratos nos Correios como Carteira, Promotora de Vendas e atualmente trabalha pela Pepsico, uma grande empresa multinacional de vendas. Após alguns contratos de Verão, devido ao seu excelente desempenho e simpatia, foi efetivada pela mesma. Está na empresa há 3 anos onde se destaca e é muito querida pelos inúmeros clientes.
Dona de um corpo perfeito, que chama atenção, é dona também de enorme simpatia, o que cativa à todos. Malha todos os dias, pelo menos uma hora e tem como meta entrar na carreira de modelo como hobby, estimulada pelo produtor Pery Salgado.


Natiele se define: "Sou determinada, gosto de desafios e procuro fazer sempre o meu melhor!" 
E tanto é que foi imediatamente selecionada e escolhida como a MAIS BELA COMERCIÁRIA DE SAQUAREMA em 2018 e receberá ser certificado nesta noite de quinta feira, às 19 horas, durante a abertura a exposição fotográfica MULHER, UM CLICK DE LIBERDADE da fotografa e produtora Michele Maria, na SALART anexo da prefeitura Municipal de Saquarema, no centro administrativo do município.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

BARÃO DE INOHAN 171 - 28 de novembro de 2018

BARÃO DE INOHAN 171
28 de novembro de 2018


- Cuba deixará de receber mais de R$ 1 bilhão ao ano com saída do Mais Médicos. Fim de mais uma falcatrua petista.
- Aldair de Linda, presidente da Câmara de Maricá, comemora mais uma primavera
- Lagoa de Araçatiba começa a ficar largada
- Má administração está acabando com a EPT
- Lula, Dilma, Mantega e Palocci viram réus no Quadrilhão do PT
- Refis de Maricá dá descontos de até 100% nas multas
- Projeto de Lei de blindagem de carros da polícia avança no Congresso
- Redução dos royalties em Maricá
- Projeto Amigos das Crianças formará jovens modelos no Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu
- Alunos do Elisiário Matta lançam jornal de Empreendedorismo com ajuda da PR PRODUÇÕES
Tudo isso e muito mais, na edição de 28 de novembro de 2018 do jornal Barão de Inohan, já circulando nas versões impressa e on line









RAKEL ANDRADE É A MAIS BELA COMERCIÁRIA DE RIO BONITO 2018


A PR Produções continua na busca de belas jovens profissionais de vários municípios para a escolha da MAIS BELA COMERCIÁRIA.
Paula Duarte foi a primeira escolhida em 2018, representando o município de Tanguá.
A produtora está no processo de seleção nos municípios de Saquarema, Araruama, Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí e Maricá.
Rio Bonito foi o segundo município onde a seleção foi definida e uma bela jovem foi escolhida.
Ela é Raquel Andrade (23), nascida e criada na cidade de Rio Bonito, localizada no interior do Rio de Janeiro.

Desde cedo buscou conquistar e realizar seus sonhos, e se apresentou neste processo de seleção com a seguinte frase: "Sempre faço a minha parte para atingir o que almejo, porém nem sempre conquistamos aquilo que sonhamos, mas quando lembro que fiz e dei o melhor de mim fico muito feliz, afinal fiz tudo o que estava ao meu alcance, e tenho certeza, que poderei ser vista como um bom exemplo, como uma referência para outras pessoas, principalmente para outras mulheres como eu".
Hoje com 23 anos, é casada, tem um filho de 4 anos chamado Max Gabriel (que já e´modelo da Rec Plus de Saquarema) e trabalha atualmente como Auxiliar Administrativa , numa empresa de Telecomunicações LINK.COM na cidade Rio Bonito.


Com ensino médio completo, começou a trabalhar aos 14 anos numa oficina mecânica de propriedade do seu pai como ajudante, onde aprendeu muita coisa. Já atuou na área de vendas e como atendente em outras empresas
Seu dia a dia é focado no trabalho, na família, na igreja e em sua casa.
"Não sou muito de sair, sou mais caseira, curto bastante minha família, gosto das coisas simples, dos momentos simples" e apoiando seu filho, entrou também para o mundo da moda, como modelo fotográfica e estará participando de dois ensaios fotográficos: MULHER, UM CLICK DE LIBERDADE da jornalista Michele Maria que terá sua abertura na quinta feira 29/11 às 19 horas na SALART localizada na Prefeitura Municipal de Saquarema e CÂNCER DE MAMA - PREVENÇÃO DE JANEIRO A JANEIRO do jornalista e produtor Pery Salgado, exposição itinerante que está sendo exposta em colégios de São Gonçalo, irá para Maricá, Saquarema, Niterói e Rio de Janeiro até setembro de 2019.

Rakel, receberá seu certificado de MAIS BELA COMERCIÁRIA DE RIO BONITO na noite da quinta feira 28/11 na abertura da exposição Mulher, um Click de Liberdade, em Saquarema.

Confira as fotos do ensaio de Rakel Andrade para as exposições MULHER, UM CLICK DE LIBERDADE e CÂNCER DE MAMA - PREVENÇÃO DE JANEIRO A JANEIRO (feitas por Michele Maria), acessando:


domingo, 25 de novembro de 2018

PROJETO AMIGOS DAS CRIANÇAS NO MCMV DE ITAIPUAÇU FORMARÁ JOVENS MODELOS

A modelo, musa, Miss e professora Monica Brione, com as participantes do curso
O projeto AMIGOS DAS CRIANÇAS idealizado pela técnica de enfermagem Jana Freitas, começou de modo acanhado no Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, em Maricá e foi tomando vulto, com várias adesões. No dia 12 de outubro próximo passado, o grupo fez a primeira grande festa do dia das crianças, e além de lanches, almoço e bolo e refrigerantes, entregou vários brinquedos atendendo a 112 crianças do condomínio popular.
Agora, em mais uma iniciativa de Jana e de sua diretoria, foi dado o pontapé inicial ao projeto MODELOS E ARTISTAS DE FUTURO, onde em parceria com a PR PRODUÇÕES, crianças e pré-adolescentes da localidade, estarão aprendendo a arte da modelagem e das artes cênicas.
Nesta primeira etapa do projeto, a modelo, musa e Miss Monica Brione (Miss Brasil Sênior) está ensinando a arte da modelagem à crianças e pré-adolescentes.


Em cada encontro, o produtor Pery Salgado fala para as mães presentes a importância do apoio e incentivo delas aos jovens talentos, sem deixar de lembrar que são crianças. 
As jovens modelos (de 3 a 14 anos) que participarão de um desfile (para crianças de 3 a 9 anos) e de um concurso para a escolha da Gatinha Verão 2018/2019 (de 10 a 14 anos), estão sendo preparadas pela modelo, musa e Miss Monica Brione. O primeiro encontro e ensaio aconteceu no sábado 03 de novembro e o segundo em 17 de novembro, com mais crianças participantes. Outros dois acontecerão nos dias nos dias 01 e 08 de dezembro, sempre a partir das 10 horas. A culminância será num grande evento promovido pelo grupo AMIGOS DAS CRIANÇAS no sábado dia 15 de dezembro das 10 às 18 horas, no Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu. O curso é gratuito e devido ao grande sucesso, em janeiro uma nova turma será formada.

VEREADOR CEMAR SE ENCANTA COM O PROJETO.


O vereador Cemar de Itaipuaçu esteve no ensaio do dia 17 de novembro e literalmente se encantou com o projeto. Conheceu a diretoria, as mães e as crianças participantes, e hipotecou total apoio ao projeto e ao evento do dia 15 de dezembro.
Vendo sua alegria e satisfação pelo projeto, o produtor Pery Salgado, na presença de todos, o convidou para participar como jurado do concurso que fechará o grande evento no dia 15 de dezembro, convite imediatamente aceito.


"É um prazer estar participando e colaborando com esse belo projeto, dando reais oportunidades às nossas crianças e jovens. Eu que coloco meu mandato voltado para a família,para a sociedade e para a igreja, fico radiante em ver o brilho nos olhos dessas crianças e de suas famílias. Quero em breve poder também fazer este projeto em outros locais de Itaipuaçu e de toda Maricá", concluiu o vereador.
Neste segundo ensaio, a jovem Beatriz Hainfellner Távora (A Mais Bela Estudante 2018), esteve presente prestigiando o curso.
Beatriz Távora - A MAIS BELA ESTUDANTE 2018 e
o produtor Pery Salgado

Após o ensaio e as fotos, um belíssimo lanche foi servido aos presentes.

Fotos: Amanda Tavora

Para conferir as fotos do segundo ensaio, acesse:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.526752571127605&type=3


Jovem escritora transforma em livro o abuso sexual que sofreu de tio durante a infância

No livro 'Porque Voltava Todo Verão', a autora Belén López Peiró faz relato dos abusos a que foi submetida entre os 13 e os 16 anos.

Cada vez que cometia um abuso sexual contra ela, seu tio policial deixava a arma por perto - sobre um armário ou um criado mudo.

Isso aconteceu durante três anos, dos 13 aos 16 anos de Belén López Peiró.

Um dia, aos 22 anos, a jovem argentina conseguiu superar o medo e o denunciou.

O caso segue aberto quatro anos depois e o acusado, em liberdade.

Mas nesse tempo, López Peiró, escritora e jornalista, transformou a história do abuso em seu primeiro livro, "Por qué Volvías Cada Verano" (Porque Voltava Todo Verão, em tradução livre).

"Foi para concretizar isso que eu chamo de minha própria justiça", conta a jovem autora à BBC Mundo.

Os verões no povoado
Nas férias, durante a infância e a adolescência, ela ia visitar seus tios em Santa Lucía, um povoado nos arredores de Buenos Aires, na Argentina. Ali saía com primas e amigas enquanto seus pais, separados, trabalhavam na cidade.

Foi onde aconteceu a maioria dos episódios de violência sexual que sofreu, escondidos atrás da fachada carismática de bom pai do abusador - marido da irmã de sua mãe.

O abuso só foi percebido quando a namorada da mãe da vítima viu como o tio abusador olhava para a jovem e suspeitou que algo estava se passando.

A partir daí começou um longo processo que López Peiró descreve como uma passagem por três etapas: a primeira, reconhecer-se como vítima. A segunda, conseguir se libertar do estado de vítima, e, por último, encontrar empoderamento para superar essa experiência.

A superação veio por meio da escrita, quando, em uma oficina, mostraram que ela "poderia transformar o trauma em arte".

O caminho não foi fácil: quando decidiu falar, perguntaram por que ela não havia dito nada antes, por que voltava todos os verões, por que havia "feito isso com sua família".

Sua resposta foi contar tudo e tornar visível, no povoado de sua infância, o que muitos não queriam ver.

López Peiró diz que teve sorte, porque seus parentes mais próximos - seu pai, sua mãe e seu irmão - não duvidaram dela e lhe deram apoio. E também porque teve recursos para fazer terapia, estudar, escrever. Faz tempo que a jovem não volta a Santa Lucía, onde o tio abusador continua solto.

As vozes do abuso
O relato escrito na oficina literária foi a semente de seu livro. "Eu não fui capaz de continuar com essa história na primeira pessoa, continuar contando como eu tinha vivido essa situação. Mas sinto que saíram outras vozes", conta.

"É um livro polifônico. O que faço é montar um coro entre a minha voz, a voz do abusador, a voz do meu pai, da minha mãe, do meu irmão, da psicóloga que me tratou, dos médicos, da ginecologista que me atendeu, do advogado que me recebeu para escrever a denúncia, do policial que me atendeu."

No livro, todas essas vozes se entrelaçam como partes do processo contra o tio, como perícias psicológicas e testemunhas de familiares.

O resultado mostra o papel desempenhado pelo ambiente social e familiar nesse tipo de crime. "Há toda uma rede que cria silêncio. Custa muito para esclarecer uma situação de violência", diz López Peiró.

Reivindicação
A leitura da obra é impactante não apenas pela descrição do abuso mas também pelo que dizem as pessoas que supostamente deveriam ajudar a vítima.

"Quis pôr em evidência as respostas, as reações, as palavras das pessoas cada vez que escutam uma mulher que sofreu abusos", diz López Peiró.

"É uma crítica de como funcionam as instituições e como elas tratam as mulheres que passam por essa situação. A Justiça te fecha portas, os médicos fecham portas. Para a família, quanto mais silêncio, mais tranquilos eles podem viver."

Por isso, diz ela, as pessoas deveriam preparar-se melhor para ouvir e ajudar mulheres que sofreram abusos. Essa reivindicação feminista marca a publicação de seu livro de não-ficção, mas que López Peiró também considera uma obra política.

"Acho que há alguns anos um livro como esse não conseguiria ser publicado", diz. A publicação teve resultados que a autora não esperava.

"Mas depois, pensando friamente, percebi que deveria ser o esperado. Porque aqui na Argentina uma em cada cinco meninas sofreu algum tipo de abuso e 80% deles ocorrem em ambientes familiares. Então claramente não estou sozinha."

Segundo ela, colegas de trabalho e da faculdade disseram que, por meio da história, puderam pela primeira vez reconhecer e falar que em algum momento de sua vida haviam sofrido algum tipo de violência.

"Me deu muita ternura uma mulher que me escreveu da província argentina de Chaco. Ela disse que era avó e pela primeira vez na vida tinha conseguido falar sobre uma situação que havia vivido. Foi a primeira vez que conseguiu encontrar palavras para falar, porque havia lido essas palavras em um livro."

A escritora disse que fez um esforço em seu texto para "chamar as coisas pelo nome", sem os eufemismos que muitas vezes se usa para falar de abuso.

Para ela, a obra também é um sinal de esperança. "Ao longo do livro minha voz também cresce. E termina com a decisão de que não tenho porque viver com culpa."

sábado, 24 de novembro de 2018

Maricá avança em medidas para criação de empregos e estágios


Foi votado e aprovado em segundo turno o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a instituição na esfera municipal do Programa de Estágio Remunerado. Também foi votado em primeiro turno o PL do vereador Felipe Paiva (PC do B) que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego na cidade.  O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT) salientou a importância do projeto criado pela prefeitura. Ele explicou que pedirá à Procuradoria da Câmara para criar um PL semelhante para a contratação de estagiários para a Casa de Leis.

“Esse projeto é muito importante, inclusive as pessoas estão fazendo cursos de técnico de enfermagem e não conseguem nem fazer o estágio sem remuneração em Maricá. Eles têm que sair daqui para fazer estágio em Bacaxá. Venho brigando sobre isso por não entender o porquê de essas pessoas não puderem estagiar no município”.

O vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maricá. “Acho muito importante esse projeto ser aprovado e torço para que o prefeito consiga atender o maior número de estagiários”.

Maricá amplia investimento e colhe resultados em Saúde Bucal


“Minha filha também veio se tratar aqui e meu neto, de sete anos, vai iniciar um tratamento com as dentistas também”. Paciente de uma unidade de atendimento odontológico municipal no bairro do Boqueirão, a moradora Helena Ritz, de 47 anos, é taxativa quando fala de si ilustrando o bem sucedido avanço de qualidade no atendimento de Saúde Bucal de Maricá. Há dois anos sendo tratada gratuitamente, Helena, como centenas de outras pessoas na cidade, é uma feliz beneficiada pelo crescente volume de investimentos que o município vem fazendo na Atenção Básica, à qual a área de Saúde Bucal é subordinada. Afinal, se em 2016 a área recebeu mais de R$ 7,7 milhões, em 2017 o volume passou a R$ 10,1 milhões e neste ano, até outubro, o valor já ultrapassa R$ 8,9 milhões e deve superar o do ano anterior.

Boa parte desses recursos são revertidos diretamente em atendimentos e nos insumos, que na área odontológica tem custo bastante elevado. É isso que mostra o Jornal Oficial de Maricá, que na edição do dia 07/11, trouxe publicado um detalhado edital de aquisição desses insumos e de equipamentos odontológicos para toda a rede. Com valor total beirando R$ 1 milhão, o pregão incluiu, por exemplo, a compra de 30 mil itens de higiene bucal para adultos e crianças (investimento em prevenção e educação), 1.500 brocas de alta rotação, além de compressores de ar e novas bombas de sucção para consultórios.

Reinaugurado em julho de 2018, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, é um dos locais nos quais os serviços são oferecidos. Renovado, expandiu seus atendimentos com novas salas e mais conforto para pacientes e profissionais e está preparado para oferecer os serviços de diagnóstico bucal, periodontia especializada, cirurgia e endodontia. É mantido com recursos não provenientes da Atenção Básica, o que reforça ainda mais o investimento do município nessa área. “Com mais de 6 mil atendimentos este ano, o CEO do Boqueirão colocou Maricá num patamar acima da média”, afirma a gerente do centro, Suany Marins. Segundo ela, o município estuda a implantação de uma segunda unidade nos mesmos moldes no distrito de Itaipuaçu. A razão é estratégica: embora o posto do Programa de Saúde da Família (PSF) de Barra de Maricá seja a referência odontológica no município e já tenha ultrapassado 14 mil procedimentos, só em 2018, o PSF do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, atingiu a marca de mais de 20 mil atendimentos, com 7 mil pessoas cadastradas.

Com uma rede com 12 locais de atendimento que incluem, além do CEO e dos dois PSFs citados também a UPA, Postos de Saúde e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, a estrutura tem mais de 60 dentistas, fora os profissionais de apoio, oferecendo serviços como endodontia (tratamento de canal), periodontia, odontopediatria, extrações e dentística. Estes atendimentos podem ser observados também nos projetos “Dentista no Seu Bairro” e “Geração Cárie Zero”, que já levou, desde o início do ano, serviços odontológicos para alunos de 10 escolas que não têm a possibilidade de frequentar, periodicamente, um consultório dentário por se localizarem em bairros distantes.

O atendimento à distância contempla ainda as aldeias indígenas guarani Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita), em São José de Imbassaí, e Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py (Sítio do Céu), em Itaipuaçu, onde os índios também recebem toda a atenção necessária para manter a saúde dos dentes em dia. Além disso, a população dispõe, ainda, do Odontomóvel (ônibus adaptado com cadeira odontológica, insumos e equipamentos de uso odontológico) que circula nos bairros sem a presença de um PSF.

São números e resultados que não escapam da avaliação de quem está acostumado a acompanhar a situação da Saúde Bucal enquanto política pública. “Fiquei realmente muito satisfeito com o que visualizei na visita que realizei ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a UPA, pois encontrei profissionais competentes atuando e felizes no trabalho que tem uma organização interessante entre eles, valorizando o trabalho do dentista”, avalia o conselheiro efetivo do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), Altair Andrade, que esteve na cidade observando o trabalho na rede. “Também fiquei deslumbrado com a possibilidade de a população ter acesso ao tratamento de ortodontia e parabenizo a equipe responsável pelo empenho em oferecer isso gratuitamente”, acrescenta.

O crescimento no número de atendimentos também é reflexo do processo de modernização da gestão na Secretaria de Saúde. De acordo com a secretária Simone da Costa Silva, a saúde bucal em Maricá teve um avanço importante após sanar entraves judiciais. “Nós tínhamos uma dificuldade grande em processos licitatórios para adquirir medicamentos, insumos e também cadeiras odontológicas, mas conseguimos suprir as necessidades. Conseguimos expandir os atendimentos e tratamentos e nossa expectativa é de aumentar ainda mais a demanda, como podemos ver com a tomada de preços dos equipamentos e insumos”, descreve, prometendo ampliar o trabalho. “Em seis unidades básicas de saúde temos um aparelho de ultrassom que é utilizado na prevenção de tártaro, placa bacteriana e nas limpezas profundas e temos como meta ampliar até o início de 2019, mais três equipes para estes atendimentos”, explicou Simone.


A prevenção é outro espectro de atuação no qual o município tem colhido bons resultados, especialmente quanto à conscientização das crianças. Na Escola Municipalizada Retiro, no bairro do mesmo nome, o aluno Erik Davi Clemente, de 12 anos, do 5º ano do ensino fundamental, entende a importância da visita do Odontomóvel na escola e das palestras com o dentista Carlos Henrique, da rede. “Aprendi nas palestras com ele como devemos escovar os dentes, sem correr o risco de ter cáries. Também aprendi que os alimentos podem dar cárie e que devemos sempre escovar os dentes e passar fio dental depois de comer e antes de dormir também”, descreve.

Para 2019, a Secretaria de Saúde também tem como meta a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária, a ampliação das equipes de Saúde Bucal nos Postos da Saúde da Família e a criação da clínica de Radiologia Odontológica Municipal e da Clínica Odontológica da Mulher, que trata da saúde bucal das gestantes e dos filhos. O acolhimento é um elemento importante na relação entre a população e a rede de atendimento. É o que atesta Paulo Cezar Dutra, de 57 anos. Morador de Inoã, esteve no CEO pela segunda vez, dando continuidade ao tratamento dentário que foi iniciado no PSF do bairro onde mora. “Achei muito boa a estrutura e fiquei muito encantado com o que vi aqui, desde o balcão até o atendimento dos dentistas. As orientações dos dentistas são ótimas e eles são muito atenciosos com a gente. Aqui me senti acolhido”, disse.

Os atendimentos no CEO devem ser marcados, com antecedência, através dos agentes comunitários de saúde dos bairros que fazem a ponte de ligação dos serviços. No CEO, também é possível marcar as consultas com os dentistas diariamente, das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h, levando o encaminhamento obtido pelo dentista da rede, ou do CDT.

Além do CEO, Maricá conta também com o Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, que recebe emergências e realiza procedimentos ambulatoriais, as Unidades de Saúde da Família (USFs) que têm atendimentos odontológicos em Barra de Maricá, Guaratiba, Bambuí, Ubatiba, Inoã II e Jardim Atlântico, além dos Postos de Saúde de Ponta Negra, São José e Santa Rita. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção do CDT e do PS Santa Rita, que funcionam até às 21h.


sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Prefeitura promove empreendedorismo Afro em Maricá


Com o intuito de promover formas de inserção da população negra no mundo empresarial, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, realiza neste sábado (24/11), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o “Encontro de Negras e Negros – Empreendedores Afro – Conversando a gente se entende”.

A iniciativa, com início previsto para as 10h, contará com café da manhã e diversas atrações, entre elas, Jongo, maculele, exposições, desfile afro, samba de roda, capoeira, hip-hop, feijoada, mostra de artes e cultura afro, mesa de debates, oficinas e baile de charme.

De acordo com os organizadores, o evento pretende dialogar com a população a respeito da história e da cultura negra, além de fomentar o empreendedorismo afro no município.

“A ideia é de que Maricá, neste mês da consciência negra e ao longo de todo o ano, trabalhe a conscientização da população, seja através da história afro, enquanto papel do negro na sociedade brasileira, ou através da cultura e do empreendedorismo afro”, explicou Ricardo Teixeira, presidente da União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO) e um dos idealizadores do encontro.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Ministério da Saúde prorroga inscrições para o Mais Médicos até 7 de dezembro

Profissionais já selecionados no edital podem se apresentar a partir desta sexta-feira nos municípios


O Ministério da Saúde prorrogou a  inscrição ao programa Mais Médicos até o dia 7 de dezembro, o prazo teminaria neste domingo. Em nota divulgada nesta quinta-feira, o ministério afirma que a  “medida foi tomada devido à instabilidade do site do programa causada pelos ataques cibernéticos", identificados desde o primeiro dia de inscrição.

Até as 17h, foram registrados 11.429 médicos brasileiros inscritos. Desse total, 5.212 incrições foram efetivadas e 3.648 profissionais escolheram o município de atuação, segundo informou o ministério. Os médicos já selecionados podem se apresentar a partir desta sexta-feira nos municípios.

“Com esta medida, vamos suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível, por isso, vamos possibilitar que o médico que quiser, se apresente ao posto de trabalho imediatamente e já atender esta parcela da população”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

De acordo com o edital, são 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 distritos indigenas que antes eram ocupadas por médicos cubanos.

Desde de ontem, os profissionais que querem se inscrever enfrentam problemas com a instabilidade no acesso à página do Mais Médicos. Sobre o problema, o ministério informou que está tomando providências e "já  identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques à página" do programa.


Após esse primeiro edital,  o Ministério da Saúde lançará uma nova seleção com os postos não preenchidos. Essa segunda chamada será para profissionais formados no exterior sem diploma revalidado no Brasil — caso dos cubanos. Se eles estiverem em situação regular no Brasil, poderão inclusive se candidatar. Não há empecilho para médico de nenhuma nacionalidade, desde que esteja no país de forma legal. Os candidatos terão que apresentar 17 documentos para disputar as vagas.

O Globo
22/11/2018

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ALUNOS DA TURMA 1003 DE EMPREENDEDORISMO DO ELISIÁRIO MATTA LANÇAM JORNAL

PR PRODUÇÕES AJUDA JOVENS EMPREENDEDORES NA ARTE DO JORNALISMO

Foi lançado oficialmente na tarde da quinta feira 22 de novembro, o Informativo EMPREENDER, projeto dos alunos da turma 1003 de Empreendedorismo do C.E. Elisário Matta localizado no dentro de Maricá.
Com a orientação da professora Rosania Reis e colaboração da professora Márcia Braga, o jornal nasceu da necessidade de ser cumprida uma das metas previstas no programa de empreendedorismo, e a professora Rosania, motivando seus alunos e com o apoio da professora Márcia, conseguiram realizar e com o apoio do jornalista Pery Salgado (CulturarTEEN e Barão de Inohan) produziram o primeiro número do Informativo Empreender, totalmente elaborado pelos alunos da turma 1003EMP do CE Elisiário Matta, que foi apresentado oficialmente à comunidade escolar na tarde da quinta feira 22/11, onde junto com demais trabalhos das turmas de empreendedorismo, foi também apresentado à banca examinadora de professores que avaliaram os diversos trabalhos das turmas de empreendedorismo.





Governo mira 26 mil formados com Fies para reforçar Mais Médicos

Uma das propostas em estudo é oferecer desconto no débito


Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) apontam que há 26,1 mil formados em Medicina que usaram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ainda têm dívida do crédito estudantil a pagar. Esse é o público-alvo de uma tentativa do governo de reformular o Mais Médicos apenas com profissionais que têm registro no Brasil. A atuação de médicos formados no exterior sem diploma validado no país é criticada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Além de exigir a validação dos diplomas de cubanos do Mais Médicos, Bolsonaro afirmou que não permitiria que o governo da ilha retivesse a maior parte dos salários pagos aos profissionais, como ocorre hoje. Cuba anunciou na semana passada que deixará o programa por conta das declarações do presidente eleito, retirando 8.332 médicos do país até o próximo dia 12. A ameça de uma apagão na assistência levou o governo atual a estudar medidas de curto e médio prazo.

Uma das propostas em estudo é oferecer aos médicos formados com Fies um desconto na dívida que eles têm com o governo. Pela ideia em discussão, os profissionais receberiam a remuneração normalmente pelo Mais Médicos, de R$ 11,8 mil hoje, e teriam o abatimento no saldo devedor. Os técnicos do governo vão analisar, no entanto, o impacto aos cofres públicos. Isso porque os financiamentos atuais dependem, em parte, do pagamento feito por quem já se formou.


Para piorar a situação, o Fies amarga uma inadimplência superior a 50% entre os contratos já em período de amortização, atingindo mais de 450 mil estudantes. Será necessário analisar, no entanto, o nível de proporção de não pagamento por parte dos formados em Medicina. Como é um curso mais caro, as parcelas tendem a ser maiores. Por outro lado, o nível de empregabilidade dos graduados é elevada, levando-os a ter condições mais favoráveis de quitar a dívida.

Uma segunda frente analisada é engajar alunos que ainda estão fazendo Medicina com o Fies. Eles somam 27,8 mil estudantes em diferentes fases da graduação. A atuação no Mais Médicos pode também nesse caso representar um abatimento na dívida que contraem com o governo. uma equipe conjunta dos ministérios da Saúde e Educação vão estudar melhor as propostas.

Alunos das federais no Mais Médicos



O governo também estuda criar mecanismos para que estudantes de Medicina das universidades federais prestem um ano de serviços no Mais Médicos após formados. A ideia central é que o aluno devolva à sociedade o investimento que recebeu do Estado. Mas ainda estão sendo discutidas as condições para exigir essa contrapartida.

Uma saída seria condicionar o recebimento de algum tipo de benefício ao longo da jornada acadêmica à participação no Mais Médicos. Mas as mudanças não entrarão nos editais anunciados pelo governo. Um saiu na terça e o outro será publicado na semana que vem para preencher mais de 8,5 mil.

O governo quer também fazer mais de uma edição por ano do Revalida, exame de certificação de diplomas de médico obtidos no exterior. Hoje a prova, feita em duas fases, é demorada. A última edição do exame começou em fevereiro de 2017 e só terá o resultado publicado em fevereiro de 2019. A segunda etapa, de parte prática, é considerada a mais complicada.


O Revalida, hoje, é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ideia é descentralizar o exame com o credenciamento de instituições públicas e privadas de excelência em Medicina para aplicar a prova prática. Além de hospitais ligados a universidades, unidades particulares conveniadas ao SUS poderiam participar.


terça-feira, 20 de novembro de 2018

NAYANE LOPES, MUSA DE SAQUAREMA 2018

Michele Maria (Musa de Saquarema 2017)
Nayane Lopes (Musa de Saquarema 2018) e
Monica Brione (Miss Brasil Senior e Musa de Saquarema 2015/2016)
Na final da tarde do domingo 18 de novembro, durante o desfile REC PLUS KIDS da produtora e jornalista Michele Maria, da Rec Plus, no Espaço KiFestas no bairro Porto da Roça em Bacaxá, distrito de Saquarema, aconteceu a cerimônia de passagem do título da Musa de Saquarema.


Michele Maria (Musa de Saquarema 2017), passou o título para a professora Nayane Lopes, a Musa de Saquarema 2018. Presente na cerimônia, Monica Brione (Miss Brasil Senior), que em 2015 e 2016 também ostentou o título de Musa de Saquarema.

QUEM É NAYANE LOPES?


Nayane Lopes (27), uma bela jovem mamãe e educadora, é filho de nordestinos (Maria de Fátima e Alonso) com muito orgulho. Nasceu no Ceará, é pisciana, filha mais velha de três irmãos e seus pais são seu orgulho!
Em busca de melhoria de vida seu pai se arriscou na cidade grande e conseguiu superar todos os obstáculos. Seu pai a ensinou a arte da montaria e hoje, Nayane é uma amazona muito experiente, herança que passou para sua filha Maria Clara de 8 anos, sua benção.
Nayane é concursada como Professora em Saquarema e em Cabo Frio com trabalho voltado para turmas de Alfabetização. É Graduada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Tornou-se Pedagoga em 2017.


Conciliava durante o período de estudos, a área de Modelo, onde se destacou. Realizou um curso no Studio Miriam Grizzi em Saquarema, fez ensaios para Maia Bikinis também de Saquarema e foi selecionada para ser capa da Revista Avon (revendedoras)
Participou de um comercial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher também pela Avon!
Fez ensaios para lojas em Bacaxá onde destaca a loja Tentação Lingeries
E hoje segue buscando novos desafios e conquistas!
Fé e Gratidão são suas palavras chave para sua vida.


Através da PR PRODUÇÕES, depois de mais de dez anos como modelo, conquistou seu primeiro título de beleza, sendo escolhida a MUSA DE SAQUAREMA 2018.
A entrega do título foi feita na tarde do domingo 18 de novembro, no bairro Porto da Roça em Bacaxá (distrito de Saquarema), durante o desfile REC PLUS KIDS, onde a organizadora e produtora Michele Maria (MUSA DE SAQUAREMA 2017) passou seu título para a jovem professora Nayane Lopes.

Carol Silvestre - Musa de Maricá Teen 2018,
Nayane Lopes - Musa de Saquarema 2018
Monica Brione - Miss Brasil Senior